Artigos Anteriores

VEJA AS DICAS

Aqui temos para apreciação e discussão da comunidade dicas coletadas em nossas experiências de trabalho na estância, como também uma coletânea de artigos focalizados em atingir a auto-suficiência para donos de pequenas propriedades ou de pequenos e grandes quintais.

Volte sempre para ver as dicas e compartilhar suas impressões.


Artigo da Semana: 01 de Dezembro, 2009

Criar Galinhas Para Auto-Suficiência

Criar galinhas é uma ótima maneira de dar o primeiro passo para uma vida sustentável e auto-suficiente. Criando nossas próprias galinhas podemos usufruir dos ovos e da carne do frango sem depender de supermercados e granjas, assim economizando dinheiro e comendo algo que temos certeza que não foi injetado com hormônios e que ajuda o meio ambiente. Se chocar os ovos e aumentar a quantidade de frangos, também podemos adicionar uma fonte de renda com a venda dos ovos e frangos que não consumimos. Veja uma pequena lista de razões para criar suas próprias galinhas:

  1. Economia – As galinhas são baratas para criar porque comem de tudo. Não precisam ser alimentadas apenas por ração, mas podem comer restos de mesa, frutas muito maduras para nosso consumo, e verduras que não vamos usar. Com o baixo custo de produção, você pode vender os ovos que não vai consumir e adicionar uma pequena renda à sua casa (ou grande dependendo do número de galinhas).
  2. Saúde – Pesquisas mostram que ovos de galinhas que são criadas livres no quintal e que comem grama, são mais ricos em Omega-3 e vitamina E, e têm uma concentração de colesterol bem mais baixa do que ovos de granjas.
  3. Sabor – Se você já comeu a carne da galinha caipira ou seus ovos, você sabe que o sabor é mais intenso e gostoso. Além disso, você pode comer ovos frescos que você sabe exatamente quando foram botados.

Se estiver interessado em começar a criar frangos em sua casa ou propriedade rural, compre frangos com um ou dois dias de idade para começar sua criação. Comece com poucos para se acostumar a cuidar deles. Assim que as galinhas estiverem botando, você pode chocar os ovos e adicionar os pintos a criação. Não é bom adicionar galinhas já maduras porque as outras não gostam de tais mudanças no grupo, e podem parar de botar. É recomendado remover os ovos e chocá-los em uma chocadeira, para assegurar que os pintos vão sobreviver. Também é recomendado remover diariamente do galinheiro os ovos para consumo. Apesar de não ser necessário ter um galo para as galinhas botarem ovos, o galo é necessário para manter a ordem social no galinheiro e facilitar que as galinhas fiquem com pouco estresse. Galinhas estressadas não botam ovos.

Galinhas podem ser criadas livremente na propriedade ou podem ser criadas num galinheiro. Basta ter certeza de que elas tenham um abrigo da chuva e do frio, e que tenham ninhos para botar os ovos. Os ninhos podem ser feitos de caixas de madeira (tipo caixa de frutas) cobertas com grama seca.

Avisos:

Chocolate é tóxico para aves, e você nunca deve dar as galinhas. Evite dar alimentos contaminados por pesticidas, ou outros materiais químicos.

Galos são barulhentos! Eles adoram cantar de manhã, a noite, de madrugada e sempre que querem. Tome cuidado se seus vizinhos ficarem incomodados. Galinhas são mais quietas, mas costumam cacarejar alto de vez em quando.

Galinhas adoram comer plantas, e seu jardim está 'no menu!' Nunca use pesticida na horta se estiver criando galinhas, e nunca use veneno em grãos. Galinhas ciscam e reviram a terra, logo cerque bem qualquer lugar que não deseje ser visitado por elas.

Se estiver chocando suas galinhas, metade serão galos. Eles não podem ser mantidos juntos pois irão brigar e machucar as galinhas. Se sua razão para criar galinhas for os ovos, lembre-se que galinhas vivem de oito a dez anos, mas só botam ovos (um a cada dia e meio) por dois ou três anos. Não é fácil encontrar onde deixar galinhas velhas, e sua única opção talvez seja mandá-las para a panela.

Faca pergunta ou cometário sobre este artigo