fotos de dorper

OVINOS, A CARNE PERFEITA PARA O PEQUENO PRODUTOR!

dorper foto

Porque Criar Ovelhas?

Existem muitas vantagens para donos de pequenas propriedades criar ovelhas. Uma destas vantagens é que a criação de ovelhas e carneiros requer pouco espaço em relação à engorda, e outra é o aumento da procura pelas carnes caprinas e ovinas. Em pequena e média escala, a ovinocultura pode ser mais lucrativa que a criação de gado porque a produção é adequada ao perfil da zona rural brasileira: exige áreas pequenas e tem baixo custo. Apesar do consumo da carne ovina pelos brasileiros ainda ser baixo (800 gramas por ano, em média) 50% dela é importada - um sinal do grande potencial do mercado.

Porque Criar o Dorper?

O Dorper é muito fácil de criar, pois é um ovino estritamente de pasto e tem uma alimentação frugal e não seletiva ao pastejo. Por ser muito eficiente come pouco e produz muito. Sobrevive produzindo normalmente sob as mais extremas condições de clima e alimentação.

O Dorper é um ovino produtor de carne, entretanto, suas exigências nutricionais não são tão altas. Esta raça tem uma estação reprodutiva longa, portanto, a estacionalidade não é um fator limitante para a produção. A raça é fértil e a porcentagem de ovelhas gestantes após uma estação de monta é relativamente elevada. Consequentemente, sob condições de boas pastagens e manejo adequado, a ovelha Dorper pode parir três vezes em dois anos. As fêmeas entram no cio o ano inteiro não estando sujeitas ao fotoperíodo que limita a produção industrial de cordeiros.

O cordeiro Dorper cresce rapidamente e alcança um peso elevado no desmame, o que é uma característica economicamente importante na produção de ovinos tipo carne. Um peso vivo de aproximadamente 36 Kg pode ser alcançado pelo cordeiro Dorper com uma idade de 3- 4 meses. É de se salientar que o mercado consumidor de cordeiro prefere animais jovens com carcaças de 15 a 18 kg e isto o Dorper fornece à desmama o que o torna um produto extremamente lucrativo ao produtor.