Mais Receitas

EXPERIMENTE AS GULOSEIMAS!

Aqui temos para apreciação da comunidade receitas de pratos simples e apetitosos que possam ser efetuados com ingredientes de fácil acesso e baixo custo.

Volte sempre para experimentar e compartilhar sua opinião sobre o nosso trabalho na cozinha da estância.


Receitas da Semana: 01 de Dezembro, 2009

Manteiga Caseira

Passo 1: Coloque um litro de leite fresco na geladeira por aproximadamente 12 horas para separar a gordura do leite. A gordura virá ao topo. Use uma colher grande ou uma concha para remover o creme.

Passo 2: Coloque o creme numa vasilha e deixe ficar no balcão até alcançar a temperatura ambiente. Normalmente, se você tirar o creme da geladeira de manhã, estará pronto para fazer a manteiga a noite. Mas, se o dia estiver quente preste atenção para que o creme não esquente demais. A maneira mais fácil de saber é quando o creme está começando a cheirar azedo.

Passo 3: Coloque o creme dentro de uma jarra de vidro grande com tampa (tipo jarra de maionese). Feche a tampa e agite a jarra. Não encha a jarra mais do que 1/3, pois a parte vazia da jarra ajuda o creme a expandir enquanto você agita. Esse agito vai demorar entre 15 e 30 minutos, por isso sugiro que você ache um lugar comportável para sentar. Você saberá que está funcionando quando o creme começar a ficar pesado e logo depois você vai notar uma separação entre o creme e um liquido chamado de "leite de manteiga". Quando isto acontecer, continue agitando a jarra, mas com menos força. Dentro de segundos, a massa grossa vai se tornar amarela, endurecer, e separar completamente do leite. Pare de agitar a jarra quando a mateira formar pedaços firmes. Muita agitação depois disso faz a manteiga ficar muito dura.

Passo 4: Escorra o “leite de manteiga” da jarra (se quiser, você pode guardar este leite para cozinhar com ele, veja a receita de pãozinho de “leite de manteiga”). Você pode usar uma peneira ou um escorredor de macarrão para fazer isto. Depois de escorrido o leite, lave a manteiga com água fria. Sua manteiga agora deve estar espedaçada ao invés de uma massa sólida.

Passo 5: Agora coloque a manteiga numa tigela, e com as mãos bem lavadas, esprema a manteiga para remover a água. Repita a lavagem até que a água saia transparente (se deixar leite na manteiga ele azeda e a manteiga fica com gosto ruim). Agora você pode adicionar a quantidade de sal que quiser. Eu normalmente uso uma colherinha de chá para um litro de leite. Uma vez que colocar o sal na manteiga, misture com as mãos espremendo e formando a manteiga. Agora coloque numa vasilha com tampa e aproveite!

 


Pão Caseiro Fácil

Se você tem procurado uma receita simples de pão, esta é muito boa. Especialmente para quem não tem experiência em fazer pão, e não quer usar uma máquina de pão. Este pão é uma delicia com a manteiga caseira.

3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento de pão
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de óleo ou gordura vegetal derretida
1 xícara de água morna (não quente, apenas morna)

Coloque a farinha de trigo numa tigela grande, junto com o sal, o açúcar e o fermento. Use um garfo para misturar bem os ingredientes. Agora adicione os ingredientes líquidos e misture com um garfo ate que a massa fique pegajosa. Agora, com as mãos bem lavadas, amasse a massa e faca dela uma bola juntando tudo que estiver na tigela. Continue trabalhando a massa com as mãos por 5 minutos. Se a massa estiver muito molhada e pegajosa adicione um pouquinho de farinha de trigo para que ela fique mais macia e se estiver muito seca adicione um pouquinho de água. O importante é que a massa fique lisa e macia. O tempo de trabalhar a massa também é importante, se sovar demais ela fica dura.

Cubra a massa com um pano úmido e coloque num lugar quente para a massa crescer. A massa deve duplicar de tamanho depois de mais ou menos duas horas descansando. Agora você pode formar o pão e assar numa assadeira untada por 30 a 40 minutos.